domingo, 14 de novembro de 2010

Nostalgia: Série Vaga-lume


Você é leitor, fruto dos anos 80 ou 90, e não conhece a Série Vaga-lume ? Poxa, mas onde é que você estava esse tempo todo ? Haha, com toda a certeza não era frequentando a biblioteca da sua escola, principalmente durante os bons anos do ensino fundamental.
A Série Vaga-lume já tem uma longa história, focada no público infanto-juvenil, passando com destaque pelos anos 80 e 90, marcando a vida de muitos leitores espalhados Brasil afora. Minha primeira grande leitura foi de um de seus livros. Estava na 3ª série, e levando em consideração os comentários de minha professora sobre certo livro, resolvi procurá-lo. Foi um desafio, já que eu estava acostumado com livrinhos de poucas páginas, com histórias curtas. Foi emocionante meu primeiro Vaga-lume, eu não queria parar mais. Viajava nas aventuras de "A Serra dos Dois Meninos", devorando cada palavra com ansiedade, já pensando no próximo título que iria escolher. Lembro  que marcava no encarte que vinha nos livros (o que não podia, já que o livro era de propriedade da biblioteca da escola em que eu estudava, rs), todos os títulos da série que eu já havia lido, preocupado com os que faltavam.
Minha primeira "grande" leitura.
Hoje tenho diversos títulos da série, os meus primeiros foram presentes da mesma professora que um dia os indicou. É gostoso olhar pra eles e ver não só as histórias contidas em suas páginas, mas também a minha história. Cada um com um pedacinho especial de uma época mágica, que infelizmente não volta mais. Lembro da voz de minha professora lendo as páginas de "Os Barcos de Papel". Ela o lia e depois ficavamos responsáveis por fazer ilustrações das aventuras. Todo mundo ficava em silêncio, enquanto ela encarnava cada personagem, lendo com ênfase, fazendo a história ganhar sentido e vida dentro da sala de aula. Como era bom ter ansiedade de ir à biblioteca e depois uma maior ainda de chegar em casa e começar a viajar nas histórias cheias de magia, apresentadas por meio de uma linguagem simples, mas proporcionando uma leitura intensa.  M. Lopes

9 comentários:

  1. Nossa, que legal esse post. Essa coleção faz parte de uma fase muito boa da minha vida que foi a adolescência. Gostei muito de dois: Garra de Campeão e O Jogo do Camaleão. Muito bom o texto. Parabéns. Abraço, Rafael

    ResponderExcluir
  2. Ah! Essa séria também fez parte da minha infância. Ia a biblioteca na rua de cima da minha casa todos os dias praticamente! O livro da série que eu gostei mais foi O Caso da Borboleta Atíria (tudo bem que não lembro mais da história, rs)!
    Abraço, Max!

    ResponderExcluir
  3. - Um Cadáver que Ouve Rádio
    - Enigma na Televisão
    - Na Mira do Vampiro

    Os de suspense me marcaram mais, saudades mesmo!!!

    ResponderExcluir
  4. MELHOR DE TODOS "MENINO DE ASAS"...INESQUECÍVEL........

    ResponderExcluir
  5. perigos no mar-inesquecivel

    ResponderExcluir
  6. Nostalgia Total.... A Ilha Perdida, Barcos de Papel, Acúcar Amargo, Tonico, Sozinha no mundo, A Árvore que dava dinheiro, Sparion,... e por aí vai.... Tempos bons q não voltam mais... saudades...

    ResponderExcluir
  7. Meu primeiro livro foi O Caso da Borboleta Atíria, depois vieram Gigante de Botas, Coraçao de Onça, Cem Noites Tapuias, Misterio do Cinco Estrelas, Pequenos Jangadeiros, A Serra dos Dois Meninos, Escaravelho do Diabo, Spharion,Eramos Seis e mais alguns, maravilha de coleçao

    ResponderExcluir
  8. Tempos bons e instrutivos....Hoje não se vê,por parte dos professores e instituições de ensino, incentivo à leitura como naquela época.

    ResponderExcluir
  9. NUNCA ESQUECEREI ESSES LIVROS TÃO INTERESSANTES QUE DESPERTARAM MEU GOSTO PELA LEITURA NA INFÂNCIA, BONS TEMPOS!

    ResponderExcluir